Colégio São Francisco Xavier

Últimos Acontecimentos Colégio Online
ALUNO TOP

ALUNO TOP

05/08/2022 - Os alunos  do Ensino Fundamental (Anos Finais) e do Ensino Médio, que conseguiram médias acima de 8,0 no primeiro semestre, foram homenageados pela diretora Eliza Shiozaki e pelas coordenadoras dos respectivos segmentos, Laura Tupan e Lélia Bariani.Receberam os parabéns da Equipe Diretiva e tiveram um almoço nas dependências do Colégio.Parabéns aos ALUNOS TOPS!  

Arraiá 2022

Arraiá 2022

28/07/2022 - No dia 23 de julho, foi realizada a Festa Julina do Colégio São Francisco Xavier.Após três anos sem a festa presencial, o público superou as expectativas do Colégio.Foram várias apresentações de danças típicas, da Educação Infantil ao Terceirão.Tivemos a apresentação da ex-aluna, Carol Naemi  que participou do "The Voice Brasil 2019", motrando todo o seu talento.E também a apresentação do grupo Wakadaiko da Acema, que fez a apresentação de Taikô. (tambores japoneses)

Alunos do Colégio participaram da Campanha do Agasalho 2022.

Alunos do Colégio participaram da Campanha do Agasalho 2022.

30/06/2022 - Os alunos do Colégio São Francisco Xavier participaram de maneira expressiva da Campanha do Agasalho 2022.As doações foram entregues no Instituto ACIM.A Presidente da entidade, Nádia Felippe, esteve visitando o colégio e passou nas salas para agradecer a colaboração dos nossos alunos.

Alunos do Colégio são premiados em Olimpíada Internacional de Matemática.

Alunos do Colégio são premiados em Olimpíada Internacional de Matemática.

30/06/2022 - Tivemos três alunos premiados no Concurso Canguru - Olimpíada Internacional de Matemática.Bronze - Lucas Vinicius de Souza 8° ano BBronze - Gabriel de Souza Oliveira 8° ano AHonra ao Mérito - Maria Júlia Marques Homem 4° ano AParabéns aos nossos alunos pela conquista e também aos professores pelo incentivo aos alunos.

Tapetes de Corpus Christi

Tapetes de Corpus Christi

27/06/2022 - No dia 16 de junho os alunos do Colégio São Francisco Xavier,  juntamente com professores e equipe diretiva, participaram da confecção dos tapetes de Corpus Christi.Após mais de dois anos de pandemia, os alunos puderam participar presencialmente desta festa do calendário católico.

Diretora Eliza Shiozaki recebe título de Cidadã Benemérita do Paraná.

Diretora Eliza Shiozaki recebe título de Cidadã Benemérita do Paraná.

27/06/2022 - A diretora Eliza Mitie Shiozaki foi homenageada no dia 24 de junho, pela Assembleia Legislativa do Paraná.O título de Cidadã Benemérita do Paraná foi proposto pelo deputado estadual Dr. Batista.A homenagem aconteceu no Moinho Vermelho em Maringá e foi prestigiada por autoridades, familiares e amigos. 

Alunos são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências.

Alunos são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências.

24/05/2022 - Os alunos do Colégio São Francisco Xavier, Renato Henrique Iwazaki de Oliveira do 7º ano e Ana Luisa Rissati Faria da 2ª série, receberam a premiação da Olimpíada Nacional de Ciências das mãos da supervisora geral, Lélia Bariani. Renato recebeu a medalha de bronze e Ana Luisa recebeu o certificado de Honra ao Mérito.Parabéns aos alunos e ao professor Leandro.

A diretora geral, Eliza Mitie Shiozaki, é homenageada pelo consulado do Japão.

A diretora geral, Eliza Mitie Shiozaki, é homenageada pelo consulado do Japão.

24/05/2022 - A diretora do Colégio São Francisco Xavier foi condecorada no dia 19 de maio com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Uma honraria concedida pelo imperador do Japão ao diferenciado trabalho da Prof. Eliza.

Subir

CONHEÇA O COLÉGIO

HISTÓRICO DO COLÉGIO

A- A A+
HISTÓRICO DO COLÉGIO Com o objetivo de ajudar os filhos dos japoneses que viviam na zona rural e freqüentavam a escola, Monsenhor Miguel Y. Kimura inaugurou, no dia 21 de fevereiro de 1963, o "Externato São Francisco Xavier". A instituição era uma construção de madeira e sua administração foi entregue as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em parceria com a Mitra Diocesana de Maringá, proprietária do imóvel. A direção do externato tinha como principal desafio promover a integração Nipo-Brasileira. Durante muito tempo, o externato foi administrado pela Madre Mônica Maria (Cirema do Carmo Correa), incansável educadora. Em 1975, o "Externato São Francisco Xavier" teve sua denominação alterada, por força da lei, para "Escola São Francisco Xavier". Após o falecimento da educadora, a congregaçao devolveu a instituição a Mitra Diocesana de Maringá, alegando não ter religiosos para continuar o trabalho da Madre.
Em 1979, Dom Jaime Luiz Coelho, então arcebispo de Maringá, nomeou D. Olga Suguimoto Iwata para administrar a escola, e por 18 anos ela esteve como responsável pela direção do educandário. Preocupado com a estrutura física da escola, Monsenhor Pedro Ryô Tanaka iniciou um trabalho junto aos seus conterrâneos com o objetivo de arrecadar fundos para construção de um novo prédio.
Com a ajuda de japoneses começou a construção, marcando uma nova etapa da história da instituição.
Em 1997, Dom Murilo S. R. Krieger assume como sucessor de Dom Jaime Luiz Coelho, tornando-se o segundo Arcebispo Metropolitano de Maringá. Com espírito modernizador passou a fazer um levantamento da Arquidiocese de Maringá e sugeriu mudanças para que a "Escola São Francisco Xavier" pudesse atender os novos desafios da educaçao. O novo arcebispo entregou a direção da escola ao padre Sidney Fabril que, ao assumir, começou um novo processo dentro da instituição. Em pouco tempo a escola sofreu inúmeras mudanças que contribuíram para a modernização do ensino oferecido sem, no entanto, perder a tradição. Com a colaboração dos professores e funcionários, a "Escola São Francisco Xavier" pôde, em pouco tempo, ser uma nova escola, oferecendo, aos alunos e funcionários melhores condições de estudo e trabalho.
Em 2002, Dom Murilo S. R. Krieger houve por bem nomear novos diretores para a escola. Pe. Reginaldo Lima foi nomeado Diretor Espiritual e a Professora Eliza Mitie Shiozaki, Diretora Geral da Escola São Francisco Xavier.
Nesse novo período outros degraus foram galgados, sempre buscando o aprimoramento e o engrandecimento deste educandário que, em 2004 teve sua denominação alterada para Colégio São Francisco Xavier. Neste ano foi implantado o Ensino Médio, gradualmente.
A construção da escola de madeira em 1963 e o novo prédio de alvenaria que teve início em 1993, aliados a modernização do ensino, buscando sempre a seriedade e o amor cristão no convívio com a comunidade escolar, concretizam o sonho de dois homens: Monsenhor Pedro Ryô Tanaka e o saudoso Monsenhor Miguel Kimura.

OUTROS ARTIGOS

Subir

   [44] 3029.3206

    secretaria@colegiosfxavier.com.br

  Rua Monsenhor Kimura, 31 - Zona 02 - Maringá / Paraná