Colégio São Francisco Xavier

Últimos Acontecimentos Colégio Online
PROERD forma mais uma turma no Colégio São Francisco Xavier

PROERD forma mais uma turma no Colégio São Francisco Xavier

23/05/2019 - Na noite de quarta-feira (22), foi realizada, na Igreja Presbiteriana Renovada, a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) dos dois quintos anos do nosso colégio.  Desde o início de março, os alunos tiveram aulas com o policial Alex Silveira Sola. As turmas foram representadas pelas alunas Ana Luiza Alves Pazin (5º ano A) e Fernanda Aiyume Buges Bomura (5º ano B) e quem levou o prêmio de melhor redação foi o aluno Enzo Rafael Bernardino Gomes (5° ano A).

Ballet do Colégio São Francisco Xavier homenageia as mamães

Ballet do Colégio São Francisco Xavier homenageia as mamães

23/05/2019 - Ontem (23), nas dependências do colégio, a professora Fabiana e suas alunas organizaram aulas especiais em homenagem às mães. Além de uma aula especial "mãe e filha", foi preparada uma belíssima coreografia. 

Festival Fabuloso propõe o resgate das histórias do Sítio

Festival Fabuloso propõe o resgate das histórias do Sítio

17/05/2019 - No mês de abril, comemoramos o dia internacional da literatura infantil (02) e o dia nacional do livro infantil (18). Assim, para estimular o interesse pela leitura dos alunos da educação infantil e fundamental I, promovemos o Festival Fabuloso.  Houve contação de histórias, com as fábulas de Monteiro Lobato, nos dias 30 de abril (educação infantil e 1º ano) e 29 de abril (do 2º ao 5º ano). As crianças vieram fantasiadas de personagens do sítio do Picapau Amarelo.

Campanha Repaginar amplia acervo da sala de leitura

Campanha Repaginar amplia acervo da sala de leitura

16/05/2019 -      No dia 15 de abril, lançamos a Campanha Repaginar, cujo intuito é ampliar o acervo da sala de leitura por meio de doações de livros. Nossa sala de leitura foi reformada, visando proporcionar conforto, incentivar as práticas de leitura e contribuir com a formação de leitores. Tanto a estrutura física quanto o acervo foram renovados, o que retirou de circulação os livros danificados.       A campanha ainda continua. Pais, alunos e funcionários poderão doar livros de ficção ou não-ficção - ou seja, literários ou teóricos respectivamente - . As doações podem ser entregues na secretária ou...

Eduardo Teixeira conquista o título de Honra ao Mérito

Eduardo Teixeira conquista o título de Honra ao Mérito

15/05/2019 - O estudante Eduardo Vaz Teixeira, da 3ª série A do Ensino Médio, recebeu o título de Honra ao Mérito na Olimpíada Brasileira de Matemática. 

Mamães recebem homenagens em missa

Mamães recebem homenagens em missa

15/05/2019 - Na última sexta-feira (10), o Colégio São Francisco Xavier celebrou o dia das mães com homenagens durante a missa, realizada na Paróquia do Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier. Foi um momento emocionante e afetuoso, que envolveu os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e os nossos profissionais da educação. Ao final, foram distribuídas flores às mamães.

Colégio São Francisco Xavier marca presença no desfile de aniversário de Maringá

Colégio São Francisco Xavier marca presença no desfile de aniversário de Maringá

15/05/2019 - Na última segunda-feira (13), o Colégio São Francisco Xavier participou do tradicional desfile de aniversário de Maringá, que aconteceu na Avenida Tiradentes, entre as avenidas Herval e Duque de Caxias. Nossos profissionais da educação e alunos marcaram presença no desfile que reuniu o maior número de pessoas da história segundo os organizadores. O tema deste ano homenageou as pioneiras da cidade (?Mulheres do Ingá: a força e a representatividade da mulher maringaense?).

Subir

CONHEÇA O COLÉGIO

HISTÓRICO DO COLÉGIO

A- A A+
HISTÓRICO DO COLÉGIO Com o objetivo de ajudar os filhos dos japoneses que viviam na zona rural e freqüentavam a escola, Monsenhor Miguel Y. Kimura inaugurou, no dia 21 de fevereiro de 1963, o "Externato São Francisco Xavier". A instituição era uma construção de madeira e sua administração foi entregue as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em parceria com a Mitra Diocesana de Maringá, proprietária do imóvel. A direção do externato tinha como principal desafio promover a integração Nipo-Brasileira. Durante muito tempo, o externato foi administrado pela Madre Mônica Maria (Cirema do Carmo Correa), incansável educadora. Em 1975, o "Externato São Francisco Xavier" teve sua denominação alterada, por força da lei, para "Escola São Francisco Xavier". Após o falecimento da educadora, a congregaçao devolveu a instituição a Mitra Diocesana de Maringá, alegando não ter religiosos para continuar o trabalho da Madre.
Em 1979, Dom Jaime Luiz Coelho, então arcebispo de Maringá, nomeou D. Olga Suguimoto Iwata para administrar a escola, e por 18 anos ela esteve como responsável pela direção do educandário. Preocupado com a estrutura física da escola, Monsenhor Pedro Ryô Tanaka iniciou um trabalho junto aos seus conterrâneos com o objetivo de arrecadar fundos para construção de um novo prédio.
Com a ajuda de japoneses começou a construção, marcando uma nova etapa da história da instituição.
Em 1997, Dom Murilo S. R. Krieger assume como sucessor de Dom Jaime Luiz Coelho, tornando-se o segundo Arcebispo Metropolitano de Maringá. Com espírito modernizador passou a fazer um levantamento da Arquidiocese de Maringá e sugeriu mudanças para que a "Escola São Francisco Xavier" pudesse atender os novos desafios da educaçao. O novo arcebispo entregou a direção da escola ao padre Sidney Fabril que, ao assumir, começou um novo processo dentro da instituição. Em pouco tempo a escola sofreu inúmeras mudanças que contribuíram para a modernização do ensino oferecido sem, no entanto, perder a tradição. Com a colaboração dos professores e funcionários, a "Escola São Francisco Xavier" pôde, em pouco tempo, ser uma nova escola, oferecendo, aos alunos e funcionários melhores condições de estudo e trabalho.
Em 2002, Dom Murilo S. R. Krieger houve por bem nomear novos diretores para a escola. Pe. Reginaldo Lima foi nomeado Diretor Espiritual e a Professora Eliza Mitie Shiozaki, Diretora Geral da Escola São Francisco Xavier.
Nesse novo período outros degraus foram galgados, sempre buscando o aprimoramento e o engrandecimento deste educandário que, em 2004 teve sua denominação alterada para Colégio São Francisco Xavier. Neste ano foi implantado o Ensino Médio, gradualmente.
A construção da escola de madeira em 1963 e o novo prédio de alvenaria que teve início em 1993, aliados a modernização do ensino, buscando sempre a seriedade e o amor cristão no convívio com a comunidade escolar, concretizam o sonho de dois homens: Monsenhor Pedro Ryô Tanaka e o saudoso Monsenhor Miguel Kimura.

OUTROS ARTIGOS

Subir

   [44] 3029.3206

    secretaria@colegiosfxavier.com.br

  Rua Monsenhor Kimura, 31 - Zona 02 - Maringá / Paraná